(21) 3392-8625                (21) 96478-6897
Rua Mamoré, 87 - Freguesia de Jacarepaguá - Rio de Janeiro

Reflexão – “A tirania do tempo x O poder da disciplina”

“A disciplina é um princípio regrador da vida e da obra, que a inteligência aceita como verdadeira, e a sensibilidade aceita por boa” Fernando Pessoa in ‘Ricardo Reis – Prosa’.

Penso que a grande maioria das pessoas têm grande dificuldade com a palavra disciplina. Sem medo de errar ouso afirmar que no nosso cotidiano a indisciplina tem sido uma preocupante realidade na nossa vida.

Digo que se trata de uma preocupante realidade porque a indisciplina tem sido uma grande usurpadora do nosso tempo e da nossa energia.

Para que você possa ter uma ideia do que estou falando, porque somos indisciplinados, dormimos pouco, trabalhamos demais, nos alimentamos mal, não conseguimos acabar de ler um ou vários livros, não aproveitamos bem nossos dias de descanso, não curtimos a nossa família e, o pior, não damos tempo de qualidade àquele que deveria receber o melhor do nosso tempo e da nossa energia, Deus.

Talvez a principal marca de uma pessoa indisciplinada seja a falta de uma agenda. Convivendo de perto com algumas pessoas tenho percebido que a maioria não consegue trabalhar com uma simples agenda onde seus compromissos diários possam ser visualizados com mais facilidade.

Talvez esta seja a maior prova de que muitos de nós temos sido extremamente indisciplinados ao longo da nossa vida.

Sei que para alguns a palavra disciplina possa dar a ideia de um peso, de uma prisão, entretanto, em um mundo cada vez mais acelerado como o nosso, mundo de 7 bilhões de pessoas, onde somos cada vez mais solicitados, mundo que não nos permite parar, a palavra disciplina pode ser um tanto libertadora na nossa vida.

Tenho a cada dia aprendido que a qualidade de vida física, emocional e sobretudo espiritual está diretamente relacionada com uma vida disciplinada.

Algumas dicas que podem ajudar você a ter uma vida mais produtiva e menos estressante.

• Estabeleça prioridades no seu dia.
  • Não se deixe escravizar por nada nem por ninguém.
  • Não assuma mais compromissos do que você possa cumprir.
  • Não abra mão do seu horário de almoço.
  • Quando estiver em casa com a família se “desligue” completamente do trabalho.
  • Vá para cama mais cedo.
  • Programe encontros com Deus.

O maior prejuízo de uma vida indisciplinada se manifesta na nossa relação com Deus. A nossa indisciplina tem roubado de nós a alegria da presença de Deus.

Como não nos sobra tempo para nada, vamos deixando Deus cada vez mais de lado na nossa vida e passamos a viver uma espécie de círculo vicioso onde quanto mais me afasto de Deus, menos tenho vontade de ir até Ele.

Como disse o Frei Ignácio de Larrañaga: “Quanto mais eu oro, mais tenho vontade de orar; quanto menos eu oro, menos tenho vontade de orar”.

Se formos esperar ter vontade de orar, ler a bíblia, enfim, de buscar a Deus, a vida vai passar e não teremos intimidade com Ele, pois esta prática é contrária a nossa natureza.

Por isso, coloque Deus em sua agenda. Crie refúgios para a sua alma, pare em algum momento do seu dia (mesmo naqueles piores dias), nem que seja por 10 minutos acalme seu coração na presença de Jesus.

Comece a introduzir mais espiritualidade no seu dia se programando para se encontrar com algumas disciplinas espirituais como: oração, leitura de alguns versículos bíblicos, jejum, solitude, dentre outras.

Se você tomar a decisão de ter uma vida mais disciplinada, mesmo que de início você se sinta meio que violentado, com o tempo irá perceber que terá adquirido alguns hábitos que te ajudarão a ter uma vida mais tranquila e um relacionamento mais intenso com Deus.

Boa disciplina para você!

Pr. André Leal Félix