(21) 3392-8625                (21) 96478-6897
Rua Mamoré, 87 - Freguesia de Jacarepaguá - Rio de Janeiro

Reflexão – “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos”

Hoje reencontrei-me com esta passagem das Escrituras sagradas. Esta frase é um extrato da pregação de Paulo feita aos atenienses quando esteve em viagem missionária no “centro pensante” do seu tempo.

Ao proferir estas palavras, Paulo estava transmitindo uma mensagem que tem o poder de mudar a forma como nos relacionamos com Deus.

A verdade a que me refiro é que viver pressupõe um nível de relacionamento com Deus. Paulo está afirmando que existir é se relacionar com Deus.

À luz desta verdade, podemos dizer que todos os seres neste vastíssimo universo, desde as espécies mais estranhas e desconhecidas de peixes que habitam os mais profundos oceanos, até as galáxias ainda desconhecidas pelo homem, toda a criação, consciente ou inconscientemente, se relaciona com o Criador.

Agora, entre os seres habitantes dos oceanos e as galáxias desconhecidas estamos eu e você, seres criados à imagem e semelhança do Criador e hoje chamados a lembrar que “vivemos, nos movemos e existimos no Senhor e para o Senhor”.

Sabe qual o grande desafio que enfrentamos todos os dias e que deveria se tornar, por assim dizer, a nossa obsessão? Ter um relacionamento íntimo com este Deus, que é fonte de vida e de paz e que é tão real quanto nosso cônjuge, nossos filhos ou qualquer pessoa que passa pela nossa conturbada vida todos os dias.

Como disse acima, hoje me reencontrei com este texto. Mas, gostaria de contar para você em que circunstâncias isto ocorreu.

Enquanto escrevo estas linhas estou sentado em um banco de madeira com os pés sobre um tronco de uma árvore à minha frente, contemplando uma natureza exuberante que por si só já revela a existência de um Criador pessoal e, por isso, O glorifica.

Encontrei-me com este texto ao sair da minha rotina e vir para um retiro que tem sido um dos aspectos de uma jornada de formação espiritual pactuada entre um grupo de amigos pastores que têm sido chamados para um mergulho mais profundo no ser de Deus.

Encontrei-me com esta verdade em condições muito favoráveis. Um lugar maravilhoso, com pessoas maravilhosas, com um propósito maravilhoso.

Este seria o cenário perfeito para se Viver, mover e Existir na presença de Deus, a não ser por um único senão: hoje já é terça-feira e amanhã, a esta hora, já começo a me preparar para voltar para a minha rotina de trabalho, de lutas e desafios.

Mas, sabe qual é realmente o maior de todos os desafios? Lembrar-me da existência de um Deus Criador e mantenedor da vida na qual eu vivo, me movimento e existo.

Se você e eu conseguirmos lembrar desta verdade todos os dias, esta certeza vai influenciar toda a nossa existência, tornando-a menos pesada e mais prazerosa.

Possivelmente você não tenha a mesma oportunidade que eu de se retirar uma ou duas vezes por ano para este encontro mais profundo com o Ser de Deus.

Agora, se isso é verdade, saiba que ainda assim você não está privado desta intimidade, pelo contrário, como vimos no texto, partimos do pressuposto da ininterrupta presença de Deus na nossa vida.

Hoje, o chamado de Deus para mim e para você, muito mais do que nos retirarmos fisicamente, é para uma consciência de que viver e se relacionar com Deus é a base da nossa existência e, a partir disso, buscarmos níveis mais profundos neste relacionamento.

Veja alguns exercícios que podem nos ajudar neste desafio:

• Tente ficar pelo menos 10 minutos em silêncio todos os dias – com certeza, no início vai ser muito difícil, mas com o tempo você vai se aquietar, se concentrar e perceber o poder do silêncio em um mundo tão barulhento.
  • Escolha um versículo para levar para o seu dia. Acorde 15 minutos mais cedo e leia pelo menos um versículo da Bíblia. Fique com ele. No ônibus ou no seu carro, vá pensando em cada palavra. Medite na Palavra de Deus e experimente a promessa do Salmo 1 quando diz “quando meditamos na Palavra de Deus, somos como árvore plantada junto a ribeiros que dão seu fruto no tempo certo”.
  • Lembre-se de uma pessoa. Pode ser um familiar, um irmão da igreja ou um colega do trabalho. Interceda por ele. Peça a Deus que abençoe o dia dessa pessoa.
  • Estes são alguns pequenos exercícios que nos ajudam a manter a consciência de que existir é se relacionar com Deus, mas sobretudo que fomos chamados para estreitar cada vez mais este relacionamento.

Uma boa existência ao lado do Criador.

Pr. André Leal Félix